Sua marca está preparada para a Era da Inovação?

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Se existe uma característica que está totalmente ligada ao mercado de consumo, é que este permanece em constantes transformações;

A cada instante, novos produtos e serviços são lançados e em curtos espaços de tempo, tornam-se essenciais para os consumidores.

E isso está ligado à maneira como nos posicionamos em relação aos produtos. A forma como os bens são consumidos mudou totalmente de alguns anos pra cá.

A tecnologia alterou para sempre a relação marca-cliente. Se antes as marcas colocavam-se como as grandes protagonistas, hoje é o consumidor que ocupa este espaço de destaque.

Essa mudança de foco deixou diversas empresas obsoletas diante das novas exigências. Muitas não conseguiram se adaptar às novas tecnologias e muitas outras condenaram seus empreendimentos ao esquecimento.

Atualizações constantes

Estar atualizado a cada novo recurso que surge, nem sempre é uma tarefa simples, já que a realidade nos mostra que não são em todos os momentos que nossa capacidade de absorção e aprendizado se equipara a velocidade dos conteúdos lançados.

Porém, as exigências do mercado, somado aos resultados obtidos com as novas soluções, faz com que seja fundamental não apenas estar ciente do novo, mas principalmente compreendê-lo e dominá-lo.

A mudança principal, que encabeça todas as demais consequências, foi a incorporação da tecnologia do cotidiano das pessoas.

Hoje, é impensável um consumidor adquirir qualquer produto ou serviço sem antes fazer uma rápida pesquisa online.

É comum as marcas, principalmente em pequenas e médias empresas, incorporarem as novas tecnologias de comunicação na urgência, sem que haja tempo para adquirir expertise ou pleno entendimento daquilo que está sendo feito.

Isso é bastante claro quando observamos a forma como as marcas trabalham o marketing digital.

O papel do marketing digital para a inovação

Falar em marketing digital, é falar em estratégias assertivas e soluções técnicas para conquistar resultados satisfatórios, apresentando um objetivo definido e claro.

Cada conteúdo, ação, campanha ou anúncio carrega em si uma intenção que será definida de acordo com o método em que está inserido.

É primordial compreender que não ocorrem resultados positivos em conteúdos que não apresentam propósitos definidos claramente. E se ocorrem, normalmente é acidental e não escalonável.

Para isso, é importante compreender a fundo as plataformas e ferramentas que são utilizadas e saber extrair delas o melhor resultado.

Engana-se quem pensa que a adoção dessas ferramentas é opcional. Todas as empresas, independente do ramo de atuação, precisam marcar presença na internet. 

Expertise aplicada em ações

As novas tecnologias e ferramentas, para serem vantajosas, precisam ser instrumento de desenvolvimento de ações e soluções que sejam positivas para a empresa.

É fundamental aperfeiçoar a forma como as empresas reagem às novas tecnologias, adotando-as no tempo correto, para cada situação específica.

Dessa forma, assumem-se riscos mais controlados e aplicam-se os recursos disponíveis de forma mais racionalizada e otimizada.

Principalmente para pequenas e médias empresas, este é o caminho ideal, já que ao mesmo tempo em que se promovem as atualizações tecnológicas, essenciais para a competitividade atual do mercado, é feita uma avaliação estratégica das novas ferramentas.

Saiba que não é preciso aplicar cada nova ferramenta surgida. O que é necessário, no entanto, é conhecê-la profundamente e ter expertise para julgar se este recurso é cabível ou será útil de alguma forma para a empresa.

Soluções originais

Prender-se aos modos tradicionais de realizar uma atividade ou insistir em velhas práticas, significa fechar os olhos para uma nova estrutura de trabalho.

O mercado hoje, exige que as empresas que queiram ter protagonismo e relevância devam estar sempre a par das inovações. No entanto, para isso não existe roteiro pronto, ou lista de passo-a-passo que ensine como estar atualizado, o que deve existir dentro das corporações é a adoção de uma cultura de desenvolvimento que estimule o aprendizado contínuo, que neutralize a resistência natural às mudanças e permita que sejam feitos progressos graduais e constantes.

Será através deste modo de gestão que as empresas poderão absorver cada novo conceito surgido e aplicá-lo para o desenvolvimento de soluções.

Retomando à pergunta proposta no título deste artigo, para manter-se atualizado é essencial conhecer o próprio mercado de atuação e ter convicção da posição que você almeja para sua empresa. 

Na Bang Agência Digital priorizamos a cultura do aprendizado através de uma estrutura que nos permite levar até os nossos clientes o que há de mais recente e eficaz no mercado de marketing digital.

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