Mesmo sendo um termo ainda novo, tem sido muito falado e praticado atualmente.
Live Marketing é o marketing ao vivo, é a experiência viva entre as marcas e as pessoas através de ações e práticas, abrangendo ações ou campanhas onde o público se relaciona diretamente com o produto, o serviço ou a marca.
Essa ação provoca experiências que são resultantes em vendas, além de agregar valor para a marca.
Mais importante do que ter coisas, é fazer coisas - essa é a essência do Live MKT também conhecido como Marketing de Experiência, que define perfeitamente o conceito do termo.
Como acontece na prática
O principal objetivo é gerar experiência além do ato, ou seja, mais do que consumir um produto, se trata de acreditar nos valores e ideais da marca.
Existem muitas formas de impactar consumidores, desde um stand diferenciado, degustações, oficinas, workshops, até um evento que tenha propósito social.
Há diversas formas de criar experiências reais e interagir de fato com o consumidor. Para isso, é importante que a marca tenha uma essência forte e trabalhe baseada na realidade dos seus propósitos e valores.
Para ter diálogo com o consumidor, é preciso gerar experiências
Fazer com que a marca seja lembrada por uma boa ação e, acima de tudo, fazer com que o consumidor se sinta representado pela mesma, é a forma ideal de realizar o live marketing.
Com isso, entramos em um ponto essencial: O Live Marketing é capaz de estimular os 5 sentidos. Quando se tratam de experiências reais, o ser humano cria laços afetivos a partir das vivências, o ato de participar ao vivo de um acontecimento gera posteriormente a lembrança sobre a marca, o sentimento gerado naquele momento e todas as sensações que o acompanharam no processo.
Ações que envolvam de alguma forma o estímulo dos 5 sentidos geram experiências com propósito, tornando o cliente mais próximo, participativo e alcançando novos clientes.
Vamos exemplificar
Imagine uma marca de produtos naturais. Ela gera conteúdo digital sobre os assuntos recorrentes e realiza divulgação offline através de panfletos ou cartazes.
Uma ação de live marketing se encaixaria perfeitamente nesse caso. Poderia ser realizado um evento aberto para a população local, onde o objetivo fosse realizar uma oficina de horta e jardinagem com pautas sobre sustentabilidade. Isso estaria diretamente ligado ao propósito da marca e agregaria valor, pois as pessoas se lembrariam do momento em que participaram e a associação com a marca seria direta.
O like marketing é sobre ir além do comum, é sobre cativar as pessoas e fazer com que se tornem clientes fidelizados.
A importância do planejamento
Para realizar uma ação, é preciso organizar as ideias, funções e acontecimentos.É preciso atentar-se a duração da experiência, para que não seja algo longo e cansativo e nem muito curto, para não caia no esquecimento.
Outro fator importante é conhecer e entender o público alvo, assim é possível definir o que trabalhar e como gerar impacto da maneira certa.
Manter o equilíbrio entre a necessidade da marca e a vontade do público é de extrema importância, assim como não esquecer da importância da reverberação, ou seja, de como as pessoas falarão da experiência para as outras.
Coloque o público como protagonista
Vivemos em tempos onde o individualismo está falando mais alto do que o coletivo, a sociedade vem se reinventando e mudando a maneira de se comunicar. No entanto, o live marketing acredita no poder do coletivo e concretiza isso através de suas ações que envolvem a interação.
Algumas vezes, ir contra a maré é o caminho para se destacar. Enquanto todos fazem mais do mesmo, o marketing de experiência quer trazer o novo, o inesperado, a vida real.
Nesse sentido, devemos substituir a palavra individual por protagonista, ou seja, fazer com que o consumidor se sinta especial para a marca e além disso, se sinta parte dela. No entanto, é necessário gerar a consciência de que aquela experiência foi feita através do coletivo, onde várias pessoas ajudaram desde a criação até a realização.
Investir em Live Marketing é investir no futuro da comunicação, na inovação e, mais do que isso, é intervir de maneira positiva na sociedade, cumprindo o papel ideal de marca ou empresa.