Em 2014, a pesquisa How Digital Connects Shoppers to Local Stores realizada pelo Google já apontava que:
- 3 em cada 4 pessoas desejavam receber mais informações sobre o produto ou serviço antes de finalizar a compra;
- 71% dos consumidores destacaram que o uso do smartphone para pesquisas tornou-se importante para suas experiências nas lojas físicas.
Mas o que significa isso? Nada mais do que o comportamento do novo consumidor, o omnichannel.
Não é novidade, a constante evolução do mundo gera também uma incessante mudança de comportamento nas pessoas e consequentemente nos consumidores.
Então, se você possui uma empresa, atenção! Você precisa estar ligado e antenado nessas mudanças para não acabar ficando para trás e perdendo seus clientes.
O seu consumidor já está mais do que preparado para essa nova era, mas e você? Conheça agora mesmo o novo conceito que guiará o varejo ao longo do tempo!
Multichannel e omnichannel
Sabe aquele conceito no qual existem apenas dois tipos de consumidores, o que realiza compras online e o que compra offline? Ele já não é mais aplicável.
Mutltichannel significa a empresa ter vários canais que são usados de formas individuais, se aplicando ao conceito mencionado acima.
Nesta situação, se o consumidor compra em um canal off da empresa, os canais on não recebem esta informação.
Ao contrário disso, o omnichannel possui os canais de comunicação interligados, integrando todos os pontos de contato com o cliente.
Neste conceito, o consumidor é o centro das atenções, se estiver interagindo em dois canais distintos ao mesmo tempo, a empresa saberá, pois os canais estão trocando informações em tempo real.
Muito mais do que entender o conceito, é necessário conhecer o novo comportamento desse consumidor omnichannel.
Vamos compreendê-lo melhor?
O consumidor omnichannel
O novo consumidor tem aderido prontamente ao conceito ROPO(Research Online, Purchase Offline), ou seja, pesquisa online e compra offline e vice-versa.
Ele procura por uma experiência muito mais completa e segura, por isso passou a realizar a compra integrada, que inicia, por exemplo, no online e finaliza em uma loja física.
Isso implica na junção da experiência física ao ver e experimentar o produto, com a experiência online, buscando satisfação de outros consumidores e reviews.
Portanto, surge a necessidade de um atendimento que leve o consumidor a perceber que a empresa sabe com quem está falando, entendendo seus gostos e preferências através de suas experiências nos canais.
Está mais do que na hora de aplicar este conceito
Você sabia que as empresas que investem em estratégias omnichannel atingem 89% de taxa de retenção de clientes?
Em 2014 a pesquisa Google já indicava essa nova fase do consumidor, o que tem se intensificado a cada dia. Podemos dizer sem dúvidas que esse é o futuro do varejo!
Para incluir o omnichannel em suas estratégias, não basta apenas que os seus canais estejam integrados, eles precisam proporcionar uma experiência prática, consistente e imersiva.
E em relação a isso você pode ficar despreocupado! Nós estamos aptos a desenvolver as melhores estratégias para o seu negócio.
Acesse o nosso site e contate-nos: www.agenciabang.com.br.