Hoje em dia, qualquer pessoa consegue tirar fotografias mesmo com o celular, certo? CERTO
E qualquer fotografia dessas serve para apresentar uma marca e seus produtos de maneira impactante, certo? ERRADO
Você sabia que as taxas de abandono de carrinhos em e-commerces são gigantes? No Brasil, a média de abandono de carrinhos chega a 82%. Fonte: Mercado Pago
Isso significa que a cada 100 usuários que escolhem produtos em uma loja virtual, apenas 18 dão continuidade a compra.
Pois é! E um dos principais motivos é a apresentação inadequada dos produtos, pois o consumidor atual é, na maioria das vezes, guiado pela apresentação visual dos produtos que deseja adquirir. Sendo que as características que ele mais observa são: qualidade de imagem, composição fotográfica e detalhes como cores e texturas.
A verdade é que a fotografia é um dos melhores investimentos para manter o seu negócio aberto e vendendo. Neste artigo eu vou te contar o porquê.
1. Realidade e aproximação
Fotografias reais e autorais são capazes de apresentar aos seus potenciais clientes, os seus serviços e produtos de uma forma natural e próxima, ao invés de trilhar um longo caminho com banco de imagens, por exemplo. Afinal, os consumidores querem ver de maneira fidedigna todos os detalhes dos produtos antes de tomar uma decisão de compra.
2. Suas Fotos representam a sua marca
Fotografias pouco profissionais e de baixa qualidade comunicarão o mesmo sobre sua empresa e os produtos e serviços que você oferece.
3. Os consumidores querem te conhecer
Embora as fotos de banco de imagem sejam certamente úteis para alguns fins, elas não são a melhor maneira de apresentar a sua marca, sabe por quê? Simplesmente porque não são fotos reais da sua empresa.
A melhor maneira de conhecerem e se identificarem com sua empresa, é mostrando a realidade do dia a dia, de sua equipe e de seus produtos, de forma equilibrada, profissional e atrativa.
4. Fotos são versáteis
“O conteúdo é rei”, isso é muito verdade e a fotografia é considerada hoje uma das ferramentas de conteúdo mais poderosas e versáteis.
Seja online ou offline, a fotografia fortalece a intenção da mensagem a ser transmitida e amplia a sua permanência em nossos pensamentos, e é por intermédio da emoção que as pessoas são induzidas a comprarem uma nova ideia.
5. Fotografias e SEO – ferramentas que ajudam a sua marca a ser encontrada na internet
Se você possui um site ou uma loja online, é provável que você já saiba que ter imagens de qualidade é importantíssimo para influenciar na primeira impressão que o cliente terá do seu produto.Basicamente, é imprescindível que as imagens sejam fiéis a realidade, além de ter alta resolução, texturas e as cores reais do produto.
Provavelmente, você também já ouviu falar de SEO (otimização de mecanismo de busca). Existem cerca de 200 fatores que o Google considera serem essenciais para que o seu site ranqueie, e a otimização de imagens é um deles.
As fotografias otimizadas podem ajudar seu site a ser encontrado nos resultados de imagem e ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa gerais.
Essa necessidade é tão importante para e-commerces quanto para sites institucionais. Afinal, mesmo que o cliente não finalize a compra no site, as imagens dos produtos precisam ser tão impactantes a ponto de tirar o cliente de casa para ir até uma loja física.
E nem vou entrar na parte de programação, indexação e otimização das imagens para sites, pq não é a minha praia, mas se você tiver interesse, pesquise um pouco mais e entenda o tamanho da relevância de imagens para seus canais digitais.
E para as marcas que ainda tem dúvidas sobre o poder de uma boa fotografia, o ditado popular confirma há séculos: Uma imagem vale mais que mil palavras.