‘Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum’
Esta frase explica perfeitamente diversas práticas vistas atualmente em ações de marketing digital: a falta do posicionamento correto das empresas.
Não raro, vemos textos em blogs, publicações em mídias sociais, páginas empresariais que apresentam conceitos que não têm qualquer relação com a atuação da marca.Muitas vezes, por falta de conhecimento ou amadorismo, gestores produzem conteúdos que não contribuem para as estratégias da marca. Ao contrário disso, podem acarretar impressões negativas por parte do usuário.
Direcionar corretamente o posicionamento digital das marcas é fundamental para criar ações de marketing digital que tragam retorno às marcas.
Planejamento para estratégias assertivas
O primeiro passo para posicionar corretamente uma marca no meio online é compreender que a comunicação digital se faz por meio do diálogo.
Por isso, é importante compreender primeiro quem é o público-alvo da marca, para em seguida, desenvolver estratégias assertivas para dialogar corretamente com ele.
O posicionamento digital refere-se a forma como a marca é vista pelos usuários. Tudo aquilo que é feito e atribuído à empresa contribui para que sua ‘imagem’ seja formada pelo usuário.
É preciso, para isso, um longo e detalhado planejamento estratégico da marca, que envolverá um estudo de mercado e de público.
Projetar a repercussão das ações de marketing, avaliando os impactos e consequências para a construção do perfil institucional da empresa é essencial antes de qualquer atividade.
Compreender quais especificações do mercado de atuação, além das necessidades e expectativas do cliente cria espoco para determinar corretamente o posicionamento digital do empreendimento.
Criar um relacionamento com o cliente
Como dito anteriormente, a comunicação digital atual envolve criar um diálogo com o usuário. Porém, não são todas as marcas que se atentam a isto.
Conteúdos equivocados, ações que não se relacionam com o público-alvo, informações irrelevantes preenchem inúmeras páginas empresariais.
Movidas a modismos ou com a intenção de gerar mais engajamento, humanizar a marca ou mesmo divertir o usuário, tais publicações, quando não se relacionam com a empresa, podem trazer resultados extremamente ruins.
Do ponto de vista do cliente, há uma desconexão com a marca. Isso ocorre porque o usuário tem uma expectativa sobre a empresa e espera que ela ofereça a ele conteúdo que sejam condizentes com a imagem que foi apresentada.
Para o marketing digital, é importante manter uma relação com a área de atuação e não vá contra a imagem institucional estabelecida.
Mesmo marcas que estão iniciando as atividades e ainda vão determinar seu posicionamento, é imprescindível ter coerência com aquilo que é produzido e estar sempre sob a orientação do planejamento.
Manter o foco nos objetivos da marca
O posicionamento digital não é a finalidade das ações de marketing digital. Trata-se, na verdade, da consequência de todos os conteúdos produzidos.
Conteúdos instrucionais, publicações em mídias sociais, SAC, produção gráfica, campanhas digitais — todos estes elementos devem estar alinhados de forma a criar uma relação com o cliente, assumindo uma posição de diálogo.
A forma como isso será feito dependerá muito de cada empreendimento. Normalmente, o nicho de atuação das empresas é um fator crucial para determinar posicionamento.
Porém, criar uma posição de referência na área de atuação deve ser o objetivo para qualquer marca.
Para isso, desenvolva ações que agreguem valor a empresa, despertando o interesse das pessoas através da oferta de conteúdos interessantes, preparados exclusivamente para o seu público-alvo.
Mas não de forma massificada. Cada empresa deve apresentar estratégias exclusivas, condizentes com seus recursos e ambições.
Na Bang Agência Digital, todos os conteúdos são produzidos sob a orientação do planejamento estratégico, estabelecendo um posicionamento correto para as marcas.